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O que é o G-TERCOA Formação?
É o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagens (UFC/CNPq), da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), que visa à integração dos nossos usuários com as tecnologias educacionais emergentes, a partir da proposta formativa baseada em uma tríade que envolve metodologia, teoria e concepção.
Cursos disponíveis
Trata-se de um espaço reservado para os membros do G-TERCOA/CNPq que visa a consolidação das discussões realizadas durante as reuniões presenciais de estudos, colaborando para o desenvolvimento de forma mais dinâmica e democrática das ideias de todos que compõem o grupo.
Carga horária: 128h
Este primeiro curso visa contemplar estudantes de cursos de graduação (preferencialmente licenciaturas em Matemática ou em Física) da região do CARIRI (dado que teremos três encontros presenciais nos dias 15, 22 e 29 de março de 2025 na cidade de JUAZEIRO DO NORTE/CE). Teremos outras oportunidades para outras regiões em breve.
Objetivo Geral: Preparar quantitativa e qualitativamente futuros docentes de pessoas com deficiência visual para (re)construir conceitos trigonométricos, com base científica e vivenciada.
CARGA HORÁRIA: 40hO G-TERCOA - Formação oferece cursos em diversas modalidades. Neste curso, apresentamos uma sequência de aulas que busca contribuir para a elaboração e aplicação de estratégias interdisciplinares, utilizando um e-book de poemas matemáticos como recurso didático-pedagógico para promoção do letramento matemático e diversificação das práticas de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental da Educação Básica.
Carga-horária: 60h/a
Trata-se de um espaço reservado para os membros do G-TERCOA/CNPq que visa a consolidação das discussões realizadas durante as reuniões presenciais de estudos, colaborando para o desenvolvimento de forma mais dinâmica e democrática das ideias de todos que compõem o grupo.
Carga horária: 64h
Apresentar a plataforma Lattes aos alunos para que eles efetuem o seu cadastro na plataforma, possam buscar currículos e conscientizando-os da necessidade da sua constante atualização à medida que forem participando efetivamente da vida acadêmica.
Carga horária: 4hBuscar facilitar a comunicação e utilização do sistema e a relação professor-aluno. Colaborar com a sistematização de noções básicas do sistema SIGAA.
Carga horária: 4hConhecer os diversos tipos de texto utilizados no meio acadêmico. Resumo Científico, Fichamento, Resenha e Artigo.
Carga horária: 4hOrientar desde os meios para obter acesso à ferramenta (Excel), assim como, fornecer uma base introdutória, porém suficiente, das principais funcionalidades do Excel. Para que assim o aluno seja capaz de utilizar a ferramenta de forma prática.
Carga horária: 4hApresentar os computadores de placa única, assim como tecnologias de código-fonte abertas e mostrar possibilidades de uso de ferramentas open source na educação.
Carga horária: 4hApresentar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) como tecnologia de inovação para a aprendizagem de Geometria Espacial.
Carga horária: 4hFormar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização dos recursos de Gamificação como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.
Carga horária: 40h
O minicurso de Letramento científico consiste na compreensão da relevância dos trabalhos acadêmicos como a sistematização das inquietações das pesquisas científicas. Favorecendo uma aproximação entre os autores, teóricos, leitores e para a comunidade científica. Essa organização inicia com os trabalhos acadêmicos que conhecemos ao adentrarmos nas universidades, seja através de fichamentos, resumos, resenhas e artigos científicos dentre outros. Dessa forma objetiva-se apresentar os trabalhos acadêmicos como pilares de aproximação, organização e embasamento da pesquisa científica de maneira dinâmica e reflexiva.
Carga horária: 4h
Esse curso visa promover estudos híbridos sobre metodologias disruptivas, teorias e práticas dos conteúdos matemáticos, com foco nas unidades temáticas e objetos de conhecimento, visando melhorias na formação matemática dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental.
Carga horária: 60h
Formar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização das metodologias ativas como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.
Carga horária: 30h
O curso terá 120 hs e atuará com aula inaugural presencial, encontros no meet e atividades na plataforma AVA.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas pelos alunos na educação básica no Brasil. Ela estabelece habilidades progressivas para cada ano, priorizando a resolução de problemas, o pensamento lógico e o uso contextualizado da matemática no cotidiano. Isso orienta a elaboração de materiais didáticos, avaliações e práticas pedagógicas nas escolas.
Esse curso destina-se a professores das áreas de matemática e pedagogia com ênfase em matemática, trazendo de forma prática o que a BNCC preconiza no ensino de matemática e processos práticos para execução de suas diretrizes.
Carga horária: 200 h
Este Curso de Extensão visa qualificar professores, preenchendo lacunas da formação continuada, e investigar perfis de aprendizagem e práticas docentes inovadoras. A proposta inclui a Teoria da Objetivação e a vivência da metodologia Sequência Fedathi, promovendo práticas tecnológicas no ensino de Geometria com o uso do GeoGebra alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC).
Carga Horária: 100h
Este curso de extensão tem como objetivo promover uma reflexão teórico-prática sobre o uso da avaliação formativa no ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir da integração da Teoria da Objetivação e da metodologia Sequência Fedathi. A ação se propõe a vivenciar com professores com professores de Matemática o uso de estratégias avaliativas que promovam o acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem dos estudantes (feedback), permitindo intervenções pedagógicas mais precisas e direcionadas. A proposta se articula diretamente com o componente curricular de Matemática, buscando-se, por meio de ações extensionistas, aproximar o conhecimento produzido na universidade da prática escolar.
Carga Horária: 100h
Contribuir na formação dos professores que ensinam matemática e atuam nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino, focada no desenvolvimento do pensamento algébrico de acordo com a BNCC e embasada na Teoria da Objetivação de Radford. Visando um aprendizado mais profundo e significativo em álgebra e na formação de cidadãos mais éticos, críticos e reflexivos; bem como uma educação matemática mais robusta e alinhada com as demandas atuais.
Carga Horária: 60h
Este curso é voltado a professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental-EF e propõe uma discussão sobre o uso intencional e planejado da Inteligência Artificial - IA na seara pedagógica, bem como noções sobre o Design Instrucional – DI no planejamento de sequências didáticas para testar a aplicabilidade da ferramenta da IA chamada: Microsoft Math Solver na resolução de problemas matemáticos.
Carga horária: 60h
Contribuir na formação de professores da rede pública de ensino que atuam na educação básica, voltada para os conhecimentos epistemológico e conceitual acerca das avaliações, das políticas públicas e suas implicações nas práticas pedagógicas dos professores.
Carga horária: 80h
Este curso tem como objetivo formar professores para o uso da Modelagem Matemática em sala de aula. Disposto em seis módulos, este curso tem como foco a prática docente dos professores para o trabalho com a Modelagem Matemática.
Carga horária: 100h
Formar professores de Matemática do Ensino Fundamental para o desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele de alunos com deficiência visual a partir de recursos didáticos na perspectiva do Desenho Pedagógica (DUP) à luz da Sequência Fedathi.
Carga horária: 60 horas
Proporcionar um curso de formação continuada aos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas, direcionado ao letramento matemático, utilizando-se da literatura infantil como instrumento pedagógico nesse processo de compreensão dos conceitos matemáticos e da metodologia de ensino Sequência Fedathi.
Carga horária: 160h
Modalidade: Presencial
Carga-Horária: 100 horas/aula
Público Alvo: Professores de Ciências, Biologia, Química e Física das redes públicas do Ceará (Licenciados em Áreas Específicas e em Pedagogia)