• O que é o G-TERCOA Formação?


    É o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagens (UFC/CNPq), da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), que visa à integração dos nossos usuários com as tecnologias educacionais emergentes, a partir da proposta formativa baseada em uma tríade que envolve metodologia, teoria e concepção.

Cursos disponíveis

Imagem do curso Espaço de discussão das leituras e pesquisas do GTERCOA/CNPq - 2024.2
MOOC

Trata-se de um espaço reservado para os membros do G-TERCOA/CNPq que visa a consolidação das discussões realizadas durante as reuniões presenciais de estudos, colaborando para o desenvolvimento de forma mais dinâmica e democrática das ideias de todos que compõem o grupo.

Carga horária: 64h

Imagem do curso Minicurso Assíncrono - Descomplicando o Lattes
MOOC

Apresentar a plataforma Lattes aos alunos para que eles efetuem o seu cadastro na plataforma, possam buscar currículos e conscientizando-os da necessidade da sua constante atualização à medida que forem participando efetivamente da vida acadêmica.

Carga horária: 4h

Imagem do curso Minicurso Assíncrono - O SIGAA como Recurso Tecnológico de Interação Acadêmica
MOOC

Buscar facilitar a comunicação e utilização do sistema e a relação professor-aluno. Colaborar com a sistematização de noções básicas do sistema SIGAA.

Carga horária: 4h

Imagem do curso Minicurso Assíncrono - Conhecendo o Letramento Acadêmico
MOOC

Conhecer os diversos tipos de texto utilizados no meio acadêmico. Resumo Científico, Fichamento, Resenha e Artigo.

Carga horária: 4h

Imagem do curso Minicurso Assíncrono - Excel: Planilhas e Bancos de Dados
MOOC

Orientar desde os meios para obter acesso à ferramenta (Excel), assim como, fornecer uma base introdutória, porém suficiente, das principais funcionalidades do Excel. Para que assim o aluno seja capaz de utilizar a ferramenta de forma prática.

Carga horária: 4h

Imagem do curso Minicurso Assíncrono - Single-Board Computers e Tecnologias Open Source
MOOC

Apresentar os computadores de placa única, assim como tecnologias de código-fonte abertas e mostrar possibilidades de uso de ferramentas open source na educação.

Carga horária: 4h



Imagem do curso Minicurso Assíncrono - Realidade aumentada (RA) no Ensino de Geometria Espacial
MOOC

Apresentar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) como tecnologia de inovação para a aprendizagem de Geometria Espacial.

Carga horária: 4h

Imagem do curso Gamificação no Ensino Superior
MOOC

Formar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização dos recursos de Gamificação como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.

Carga horária: 40h

Imagem do curso Minicurso Assíncrono - Letramento Científico
MOOC

O minicurso de Letramento científico consiste na compreensão da relevância dos trabalhos acadêmicos como a sistematização das inquietações das pesquisas científicas. Favorecendo uma aproximação entre os autores, teóricos, leitores e para a comunidade científica. Essa organização inicia com os trabalhos acadêmicos que conhecemos ao adentrarmos nas universidades, seja através de fichamentos, resumos, resenhas e artigos científicos dentre outros. Dessa forma objetiva-se apresentar os trabalhos acadêmicos como pilares de aproximação, organização e embasamento da pesquisa científica de maneira dinâmica e reflexiva.


Carga horária: 4h

Imagem do curso Design Instrucional: Recursos para o SIGAA
MOOC
Formar professores e técnico-administrativos para a promoção de melhores práticas profissionais de uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na UFC.

Carga horária: 40h

Imagem do curso Formação Docente em Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Novas Perspectivas nos Processos de Ensino-Aprendizagem à Luz da BNCC
MOOC

Esse curso visa promover estudos híbridos sobre metodologias disruptivas, teorias e práticas dos conteúdos matemáticos, com foco nas unidades temáticas e objetos de conhecimento, visando melhorias na formação matemática dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental.

Carga horária: 60h

Imagem do curso Noções Básicas de Metodologias Ativas na Educação
MOOC

Formar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização das metodologias ativas como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.

Carga horária: 30h


Imagem do curso Modelagem Matemática e a Prática Docente nos Anos Iniciais
Híbrido

Este curso tem como objetivo formar professores para o uso da Modelagem Matemática em sala de aula. Disposto em seis módulos, este curso tem como foco a prática docente dos professores para o trabalho com a Modelagem Matemática.


Carga horária: 100h

Imagem do curso Pensamento Geométrico de Van Hiele na Formação do Professor de Matemática
Híbrido

Formar professores de Matemática do Ensino Fundamental para o desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele de alunos com deficiência visual a partir de recursos didáticos na perspectiva do Desenho Pedagógica (DUP) à luz da Sequência Fedathi.

Carga horária: 60 horas