-
O que é o G-TERCOA Formação?
É o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagens (UFC/CNPq), da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), que visa à integração dos nossos usuários com as tecnologias educacionais emergentes, a partir da proposta formativa baseada em uma tríade que envolve metodologia, teoria e concepção.
Cursos disponíveis
Trata-se de um espaço reservado para os membros do G-TERCOA/CNPq que visa a consolidação das discussões realizadas durante as reuniões presenciais de estudos, colaborando para o desenvolvimento de forma mais dinâmica e democrática das ideias de todos que compõem o grupo.
Carga horária: 64h
Apresentar a plataforma Lattes aos alunos para que eles efetuem o seu cadastro na plataforma, possam buscar currículos e conscientizando-os da necessidade da sua constante atualização à medida que forem participando efetivamente da vida acadêmica.
Carga horária: 4hBuscar facilitar a comunicação e utilização do sistema e a relação professor-aluno. Colaborar com a sistematização de noções básicas do sistema SIGAA.
Carga horária: 4hConhecer os diversos tipos de texto utilizados no meio acadêmico. Resumo Científico, Fichamento, Resenha e Artigo.
Carga horária: 4hOrientar desde os meios para obter acesso à ferramenta (Excel), assim como, fornecer uma base introdutória, porém suficiente, das principais funcionalidades do Excel. Para que assim o aluno seja capaz de utilizar a ferramenta de forma prática.
Carga horária: 4hApresentar os computadores de placa única, assim como tecnologias de código-fonte abertas e mostrar possibilidades de uso de ferramentas open source na educação.
Carga horária: 4hApresentar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) como tecnologia de inovação para a aprendizagem de Geometria Espacial.
Carga horária: 4hFormar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização dos recursos de Gamificação como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.
Carga horária: 40h
O minicurso de Letramento científico consiste na compreensão da relevância dos trabalhos acadêmicos como a sistematização das inquietações das pesquisas científicas. Favorecendo uma aproximação entre os autores, teóricos, leitores e para a comunidade científica. Essa organização inicia com os trabalhos acadêmicos que conhecemos ao adentrarmos nas universidades, seja através de fichamentos, resumos, resenhas e artigos científicos dentre outros. Dessa forma objetiva-se apresentar os trabalhos acadêmicos como pilares de aproximação, organização e embasamento da pesquisa científica de maneira dinâmica e reflexiva.
Carga horária: 4h
Esse curso visa promover estudos híbridos sobre metodologias disruptivas, teorias e práticas dos conteúdos matemáticos, com foco nas unidades temáticas e objetos de conhecimento, visando melhorias na formação matemática dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental.
Carga horária: 60h
Formar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização das metodologias ativas como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.
Carga horária: 30h
Este curso tem como objetivo formar professores para o uso da Modelagem Matemática em sala de aula. Disposto em seis módulos, este curso tem como foco a prática docente dos professores para o trabalho com a Modelagem Matemática.
Carga horária: 100h
Formar professores de Matemática do Ensino Fundamental para o desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele de alunos com deficiência visual a partir de recursos didáticos na perspectiva do Desenho Pedagógica (DUP) à luz da Sequência Fedathi.
Carga horária: 60 horas