• O que é o G-TERCOA Formação?

    É o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagens (UFC/CNPq), da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), que visa à integração dos nossos usuários com as tecnologias educacionais emergentes, a partir da proposta formativa baseada em uma tríade que envolve metodologia, teoria e concepção.

Cursos disponíveis

Imagem do curso Espaço de discussão das leituras e pesquisas do GTERCOA/CNPq - 2025.1
MOOC

Trata-se de um espaço reservado para os membros do G-TERCOA/CNPq que visa a consolidação das discussões realizadas durante as reuniões presenciais de estudos, colaborando para o desenvolvimento de forma mais dinâmica e democrática das ideias de todos que compõem o grupo.

Carga horária: 128h


Imagem do curso ENSINO DE TRIGONOMETRIA VIA VAN HIELE PARA DEFICIENTES VISUAIS
MOOC

Este primeiro curso visa contemplar estudantes de cursos de graduação (preferencialmente licenciaturas em Matemática ou em Física) da região do CARIRI (dado que teremos três encontros presenciais nos dias 15, 22 e 29 de março de 2025 na cidade de JUAZEIRO DO NORTE/CE). Teremos outras oportunidades para outras regiões em breve. 

Objetivo Geral: Preparar quantitativa e qualitativamente futuros docentes de pessoas com deficiência visual para (re)construir conceitos trigonométricos, com base científica e vivenciada. 

 CARGA HORÁRIA: 40h

Imagem do curso Poemas Matemáticos no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
MOOC

O G-TERCOA - Formação oferece cursos em diversas modalidades. Neste curso, apresentamos uma sequência de aulas que busca contribuir para a elaboração e aplicação de estratégias interdisciplinares, utilizando um e-book de poemas matemáticos como recurso didático-pedagógico para promoção do letramento matemático e diversificação das práticas de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental da Educação Básica. 

Carga-horária: 60h/a

Imagem do curso Espaço de discussão das leituras e pesquisas do GTERCOA/CNPq - 2024.2
MOOC

Trata-se de um espaço reservado para os membros do G-TERCOA/CNPq que visa a consolidação das discussões realizadas durante as reuniões presenciais de estudos, colaborando para o desenvolvimento de forma mais dinâmica e democrática das ideias de todos que compõem o grupo.

Carga horária: 64h

Imagem do curso Minicurso Assíncrono - Descomplicando o Lattes
MOOC

Apresentar a plataforma Lattes aos alunos para que eles efetuem o seu cadastro na plataforma, possam buscar currículos e conscientizando-os da necessidade da sua constante atualização à medida que forem participando efetivamente da vida acadêmica.

Carga horária: 4h

Imagem do curso Minicurso Assíncrono - O SIGAA como Recurso Tecnológico de Interação Acadêmica
MOOC

Buscar facilitar a comunicação e utilização do sistema e a relação professor-aluno. Colaborar com a sistematização de noções básicas do sistema SIGAA.

Carga horária: 4h

Imagem do curso Minicurso Assíncrono - Conhecendo o Letramento Acadêmico
MOOC

Conhecer os diversos tipos de texto utilizados no meio acadêmico. Resumo Científico, Fichamento, Resenha e Artigo.

Carga horária: 4h

Imagem do curso Minicurso Assíncrono - Excel: Planilhas e Bancos de Dados
MOOC

Orientar desde os meios para obter acesso à ferramenta (Excel), assim como, fornecer uma base introdutória, porém suficiente, das principais funcionalidades do Excel. Para que assim o aluno seja capaz de utilizar a ferramenta de forma prática.

Carga horária: 4h

Imagem do curso Minicurso Assíncrono - Single-Board Computers e Tecnologias Open Source
MOOC

Apresentar os computadores de placa única, assim como tecnologias de código-fonte abertas e mostrar possibilidades de uso de ferramentas open source na educação.

Carga horária: 4h



Imagem do curso Minicurso Assíncrono - Realidade aumentada (RA) no Ensino de Geometria Espacial
MOOC

Apresentar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) como tecnologia de inovação para a aprendizagem de Geometria Espacial.

Carga horária: 4h

Imagem do curso Gamificação no Ensino Superior
MOOC

Formar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização dos recursos de Gamificação como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.

Carga horária: 40h

Imagem do curso Minicurso Assíncrono - Letramento Científico
MOOC

O minicurso de Letramento científico consiste na compreensão da relevância dos trabalhos acadêmicos como a sistematização das inquietações das pesquisas científicas. Favorecendo uma aproximação entre os autores, teóricos, leitores e para a comunidade científica. Essa organização inicia com os trabalhos acadêmicos que conhecemos ao adentrarmos nas universidades, seja através de fichamentos, resumos, resenhas e artigos científicos dentre outros. Dessa forma objetiva-se apresentar os trabalhos acadêmicos como pilares de aproximação, organização e embasamento da pesquisa científica de maneira dinâmica e reflexiva.


Carga horária: 4h

Imagem do curso Design Instrucional: Recursos para o SIGAA
MOOC
Formar professores e técnico-administrativos para a promoção de melhores práticas profissionais de uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na UFC.

Carga horária: 40h

Imagem do curso Formação Docente em Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Novas Perspectivas nos Processos de Ensino-Aprendizagem à Luz da BNCC
MOOC

Esse curso visa promover estudos híbridos sobre metodologias disruptivas, teorias e práticas dos conteúdos matemáticos, com foco nas unidades temáticas e objetos de conhecimento, visando melhorias na formação matemática dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental.

Carga horária: 60h

Imagem do curso Noções Básicas de Metodologias Ativas na Educação
MOOC

Formar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização das metodologias ativas como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.

Carga horária: 30h


Imagem do curso FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ESCOLA INDÍGENA CHUÍ E ALDEIA ANAUÁ
On-line
O presente curso visa a proporcionar formação de extensão pela Universidade Federal do Ceará, com grupo de estudos G-Tercoa com professores do ensino fundamental que atuam nos anos iniciais e finais da Escola Indígena Chuí para promover fortalecimento a nossa cultura, memória e construção de uma matemática voltada a nossa etnicidade Pitaguary.
O curso terá 120 hs e atuará com aula inaugural presencial, encontros no meet e atividades na plataforma AVA.
Imagem do curso A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Híbrido

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas pelos alunos na educação básica no Brasil. Ela estabelece habilidades progressivas para cada ano, priorizando a resolução de problemas, o pensamento lógico e o uso contextualizado da matemática no cotidiano. Isso orienta a elaboração de materiais didáticos, avaliações e práticas pedagógicas nas escolas.

Esse curso destina-se a professores das áreas de matemática e pedagogia com ênfase em matemática, trazendo de forma prática o que a BNCC preconiza no ensino de matemática e processos práticos para execução de suas diretrizes.

Carga horária: 200 h

Imagem do curso Formação Docente de Geometria em Escolas do Campo no Ensino Fundamental
Híbrido

Este Curso de Extensão visa qualificar professores, preenchendo lacunas da formação continuada, e investigar perfis de aprendizagem e práticas docentes inovadoras. A proposta inclui a Teoria da Objetivação e a vivência da metodologia Sequência Fedathi, promovendo práticas tecnológicas no ensino de Geometria com o uso do GeoGebra alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC).


Carga Horária: 100h 

Imagem do curso Matemática do Zero
Híbrido

Este curso de extensão tem como objetivo promover uma reflexão teórico-prática sobre o uso da avaliação formativa no ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir da integração da Teoria da Objetivação e da metodologia Sequência Fedathi. A ação se propõe a vivenciar com professores com professores de Matemática o uso de estratégias avaliativas que promovam o acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem dos estudantes (feedback), permitindo intervenções pedagógicas mais precisas e direcionadas. A proposta se articula diretamente com o componente curricular de Matemática, buscando-se, por meio de ações extensionistas, aproximar o conhecimento produzido na universidade da prática escolar.

Carga Horária: 100h 

Imagem do curso Desenvolvimento do Pensamento Algébrico à luz da Teoria da Objetivação
Híbrido

Contribuir na formação dos professores que ensinam matemática e atuam nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino, focada no desenvolvimento do pensamento algébrico de acordo com a BNCC e embasada na Teoria da Objetivação de Radford. Visando um aprendizado mais profundo e significativo em álgebra e na formação de cidadãos mais éticos, críticos e reflexivos; bem como uma educação matemática mais robusta e alinhada com as demandas atuais.


Carga Horária: 60h

Imagem do curso O Microsoft Math Solver nas aulas de Matemática sob a ótica do Design Instrucional
Híbrido

Este curso é voltado a professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental-EF e propõe uma discussão sobre o uso intencional e planejado da Inteligência Artificial - IA na seara pedagógica, bem como noções sobre o Design Instrucional – DI no planejamento de sequências didáticas para testar a aplicabilidade da ferramenta da IA chamada: Microsoft Math Solver na resolução de problemas matemáticos.

Carga horária: 60h


Imagem do curso Políticas Públicas de Avaliação: Efeitos e Implicações
Híbrido

Contribuir na formação de professores da rede pública de ensino que atuam na educação básica, voltada para os conhecimentos epistemológico e conceitual acerca das avaliações, das políticas públicas e suas implicações nas práticas pedagógicas dos professores.


Carga horária: 80h


Imagem do curso Modelagem Matemática e a Prática Docente nos Anos Iniciais
Híbrido

Este curso tem como objetivo formar professores para o uso da Modelagem Matemática em sala de aula. Disposto em seis módulos, este curso tem como foco a prática docente dos professores para o trabalho com a Modelagem Matemática.


Carga horária: 100h

Imagem do curso Pensamento Geométrico de Van Hiele na Formação do Professor de Matemática
Híbrido

Formar professores de Matemática do Ensino Fundamental para o desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele de alunos com deficiência visual a partir de recursos didáticos na perspectiva do Desenho Pedagógica (DUP) à luz da Sequência Fedathi.

Carga horária: 60 horas

Imagem do curso A Metodologia Sequência Fedathi na Literatura Infantil como Suporte Pedagógico para o Letramento Matemático
Híbrido

Proporcionar um curso de formação continuada aos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas, direcionado ao letramento matemático, utilizando-se da literatura infantil como instrumento pedagógico nesse processo de compreensão dos conceitos matemáticos e da metodologia de ensino Sequência Fedathi.


Carga horária: 160h

Imagem do curso O PROFESSOR-ATOR: Técnicas Teatrais para o Ensino de Ciências
Presencial
Trata-se de um curso de Formação Continuada para Professores da Área de CIÊNCIAS que queiram aprender técnicas de teatro, utilizadas no treinamento de atores/atrizes, para aperfeiçoarem suas práticas de ensino, focando na expressividade, na comunicação, no uso do espaço e no domínio de plateia. Esta proposta é um estudo científico proveniente do Doutorado Acadêmico em Ensino do IFCE, integrante da Rede Nordeste de Ensino/RENOEN, em parceria com o Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem/G-TERCOA da Universidade Federal do Ceará/UFC.

Modalidade: Presencial
Carga-Horária: 100 horas/aula
Público Alvo: Professores de Ciências, Biologia, Química e Física das redes públicas do Ceará (Licenciados em Áreas Específicas e em Pedagogia)