Sobre

A Revista para a Inovação Pedagógica: Educação, Docência, Experiências e Saberes (RIPEDES), em sua 2ª geração, surge como produto do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/FACED/UFC). Inicialmente, com o mesmo nome, a Revista nascia no âmbito do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA/UFC). Nas linhas da Ripedes, vislumbrava-se um espaço de socialização de perspectivas teóricas e práticas do campo da formação, ampliando a concepção da Formação continuada para o desenvolvimento profissional do professor, reiterando a Formação docente como processo permanente, constituída por fases, partindo desde experiências prévias de ensino como estudante universitário até a Formação contínua e continuada, agora como docente. Hoje, concebe-se a Ripedes como um instrumento para fomentar a leitura, a pesquisa, a reflexão, as boas práticas dentro e fora da sala de aula, bem como a aprendizagem transformadora dos discentes. A Revista Ripedes continua com a concepção de que a Formação docente deve impactar no projeto educacional das Instituições de Ensino Superior (IES), provocando mudanças constantes no âmbito dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e investindo no tripé da Universidade: pesquisa, ensino e extensão, visando ao desenvolvimento do perfil do bom professor que atua no século XXI. O educador, para tanto, deve ser detentor de uma série de competências trabalhadas desde o início da sua formação que privilegiem práticas pedagógicas inovadoras e disruptivas, que assinalem para o uso das tecnologias digitais e das metodologias ativas, visando à ampliação das suas potencialidades como curador e designer da aprendizagem. Espera-se que a Formação docente consolide essas competências, reveja algumas práticas, amplie as habilidades de forma inter e transdisciplinar, buscando a valorização do conhecimento do docente como demanda importante que requer o repensar dos processos educacionais. Assim, este espaço visa refletir e discutir sobre as temáticas da educação, em especial as temáticas sobre currículo, avaliação, metodologias, teorias, tecnologias digitais, políticas públicas, formação docente, à luz da pesquisa, do ensino e da extensão.

Quem somos

Somos uma Equipe composta por professores, assessores, estudantes, pesquisadores, técnico-administrativos e colaboradores com a missão de cobrir a produção científica e tecnológica da Educação do país. Por meio de reportagens, vídeos, podcasts, entrevistas, editoriais, artigos, resenhas críticas, resumos, pretende-se abordar textos e resultados de pesquisa regional, nacional e internacional no campo da Educação, registrando o impacto intelectual, social e econômico no Ceará e no país de modo geral. Objetiva-se fomentar ideias e discussões, além de ampliar o acesso ao que está sendo produzindo, sobretudo na área da Educação, democratizando ainda mais o conhecimento e oportunizando ao mesmo tempo que pessoas e instituições contribuam no fazer científico.

Surgimento

A RIPEDES, em sua 2ª geração, surge como espaço de divulgação das boas e inovadoras práticas pedagógicas realizadas no âmbito da UFC por docentes da Instituição, pesquisadores, professores da Educação Básica, bolsistas e técnico-administrativos, a partir da percepção do professor como designer da aprendizagem, preparando o educando para o hábito de aprender a aprender, desenvolvendo habilidades que possibilitem a inserção do estudante como protagonista da sua aprendizagem. A Revista Ripedes é um ambiente para promover a reflexão e acolher as inquietações dos professores, que buscam a compreensão sobre suas práticas pedagógicas de sala de aula de forma mais ampla e profunda, visando resoluções das problemáticas que obstaculizam os processos de ensino e aprendizagem.