• O que é o G-TERCOA Formação?


    É o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagens (UFC/CNPq), da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), que visa à integração dos nossos usuários com as tecnologias educacionais emergentes, a partir da proposta formativa baseada em uma tríade que envolve metodologia, teoria e concepção.

Available courses

Course image Espaço de discussão das leituras e pesquisas do GTERCOA/CNPq - 2024.2
MOOC

Trata-se de um espaço reservado para os membros do G-TERCOA/CNPq que visa a consolidação das discussões realizadas durante as reuniões presenciais de estudos, colaborando para o desenvolvimento de forma mais dinâmica e democrática das ideias de todos que compõem o grupo.

Carga horária: 64h

Course image Gamificação no Ensino Superior
MOOC

Formar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização dos recursos de Gamificação como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.

Carga horária: 40h

Course image Design Instrucional: Recursos para o SIGAA
MOOC
Formar professores e técnico-administrativos para a promoção de melhores práticas profissionais de uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na UFC.

Carga horária: 40h

Course image Formação Docente em Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Novas Perspectivas nos Processos de Ensino-Aprendizagem à Luz da BNCC
MOOC

Esse curso visa promover estudos híbridos sobre metodologias disruptivas, teorias e práticas dos conteúdos matemáticos, com foco nas unidades temáticas e objetos de conhecimento, visando melhorias na formação matemática dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental.

Carga horária: 60h

Course image Noções Básicas de Metodologias Ativas na Educação
MOOC

Formar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização das metodologias ativas como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.

Carga horária: 30h


Course image Espaço de discussão das leituras e pesquisas do GTERCOA/CNPq - 2024.1
MOOC

Trata-se de um espaço reservado para os membros do G-TERCOA/CNPq que visa a consolidação das discussões realizadas durante as reuniões presenciais de estudos, colaborando para o desenvolvimento de forma mais dinâmica e democrática das ideias de todos que compõem o grupo.

Course image Minicurso Assíncrono - Letramento Científico
Minicursos Assíncronos

O minicurso de Letramento científico consiste na compreensão da relevância dos trabalhos acadêmicos como a sistematização das inquietações das pesquisas científicas. Favorecendo uma aproximação entre os autores, teóricos, leitores e para a comunidade científica. Essa organização inicia com os trabalhos acadêmicos que conhecemos ao adentrarmos nas universidades, seja através de fichamentos, resumos, resenhas e artigos científicos dentre outros. Dessa forma objetiva-se apresentar os trabalhos acadêmicos como pilares de aproximação, organização e embasamento da pesquisa científica de maneira dinâmica e reflexiva.

Course image Minicurso Assíncrono - Realidade aumentada (RA) no Ensino de Geometria Espacial
Minicursos Assíncronos

Apresentar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) como tecnologia de inovação para a aprendizagem de Geometria Espacial

Carga horária: 4h

Course image Minicurso Assíncrono - Single-Board Computers e Tecnologias Open Source
Minicursos Assíncronos

Apresentar os computadores de placa única, assim como tecnologias de código-fonte abertas e mostrar possibilidades de uso de ferramentas open source na educação.

Carga horária: 4h



Course image Minicurso Assíncrono - O SIGAA como Recurso Tecnológico de Interação Acadêmica
Minicursos Assíncronos

Buscar facilitar a comunicação e utilização do sistema e a relação professor-aluno. Colaborar com a sistematização de noções básicas do sistema SIGAA.

Carga horária: 4h

Course image Minicurso Assíncrono - Excel: Planilhas e Bancos de Dados
Minicursos Assíncronos

Orientar desde os meios para obter acesso à ferramenta (Excel), assim como, fornecer uma base introdutória, porém suficiente, das principais funcionalidades do Excel. Para que assim o aluno seja capaz de utilizar a ferramenta de forma prática.

Carga horária: 4h

Course image Minicurso Assíncrono - Conhecendo o Letramento Acadêmico
Minicursos Assíncronos

Conhecer os diversos tipos de texto utilizados no meio acadêmico. Resumo Científico, Fichamento, Resenha e Artigo.

Carga horária: 4h

Course image Minicurso Assíncrono - Descomplicando o Lattes
Minicursos Assíncronos

Apresentar a plataforma Lattes aos alunos para que eles efetuem o seu cadastro na plataforma, possam buscar currículos e conscientizando-os da necessidade da sua constante atualização à medida que forem participando efetivamente da vida acadêmica.

Carga horária: 4h

Course image Minicurso Assíncrono - Educometria como Suporte à Prática Docente
Minicursos Assíncronos
Neste curso, apresentamos uma série de aulas que orientam os cursistas para a compreensão do conceito de Educometria e como esta poderá oferecer um suporte à prática docente.

Carga horária: 8h

Docente: Prof. Thomaz Veloso
Course image Formação docente em Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental: novas perspectivas nos processos de ensino-aprendizagem à luz da BNCC
Híbrido

Esse curso visa promover estudos híbridos sobre metodologias disruptivas, teorias e práticas dos conteúdos matemáticos, com foco nas unidades temáticas e objetos de conhecimento, visando melhorias na formação matemática dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental.


Carga horária: 60h

Course image Políticas Públicas de Avaliação: Efeitos e Implicações
Híbrido

Contribuir na formação de professores da rede pública de ensino que atuam na educação básica, voltada para os conhecimentos epistemológico e conceitual acerca das avaliações, das políticas públicas e suas implicações nas práticas pedagógicas dos professores.


Carga horária: 80h


Course image Matemática do Zero: Uma Proposta Pedagógica à Luz da Teoria da Objetivação e da Insubordinação Criativa
Híbrido

O curso visa propor uma formação continuada de Matemática básica para professores pedagogos, voltada para uma abordagem metodológica dos conhecimentos matemáticos necessários para preencher algumas das lacunas deixadas na formação inicial dos professores que atuam na docência de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, sob a perspectiva da BNCC, da Teoria da Objetivação e da Insubordinação Criativa.

Carga horária: 80h


Course image Modelagem Matemática e a Prática Docente nos Anos Iniciais
Híbrido

Este curso tem como objetivo formar professores para o uso da Modelagem Matemática em sala de aula. Disposto em seis módulos, este curso tem como foco a prática docente dos professores para o trabalho com a Modelagem Matemática.

Course image Pensamento Geométrico de Van Hiele na Formação do Professor de Matemática
Híbrido

Formar professores de Matemática do Ensino Fundamental para o desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele de alunos com deficiência visual a partir de recursos didáticos na perspectiva do Desenho Pedagógica (DUP) à luz da Sequência Fedathi.

Carga horária: 60 horas

Course image Formação de Professores sob a Perspectiva dos Perfis de Aprendizagem: Uma Vivência com a Sequência Fedathi e a Teoria da Objetivação
Híbrido

Contribuir para a formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sob a perspectiva dos perfis de aprendizagem, vivenciando a Sequência Fedathi a Teoria da Objetivação, a fim de possibilitar manifestações de insubordinação criativa para a promoção de práticas pedagógicas inovadoras.

Carga horária: 100h


Course image A Metodologia Sequência Fedathi na Literatura Infantil como Suporte Pedagógico para o Letramento Matemático
Híbrido

Proporcionar um curso de formação continuada aos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas, direcionado ao letramento matemático, utilizando-se da literatura infantil como instrumento pedagógico nesse processo de compreensão dos conceitos matemáticos e da metodologia de ensino Sequência Fedathi.


Carga horária: 160h

Course image Práticas no Ensino de Matemática Utilizando Materiais Concretos e Recursos Digitais
Híbrido

Esse curso visa auxiliar professores na elaboração de práticas pedagógicas para o ensino de Matemática mesclando ferramentas educacionais digitais e materiais concretos.


carga Horária: 120h