-
O que é o G-TERCOA Formação?
É o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagens (UFC/CNPq), da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), que visa à integração dos nossos usuários com as tecnologias educacionais emergentes, a partir da proposta formativa baseada em uma tríade que envolve metodologia, teoria e concepção.
Cursos disponíveis
Trata-se de um espaço reservado para os membros do G-TERCOA/CNPq que visa a consolidação das discussões realizadas durante as reuniões presenciais de estudos, colaborando para o desenvolvimento de forma mais dinâmica e democrática das ideias de todos que compõem o grupo.
Carga horária: 64h
Formar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização dos recursos de Gamificação como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.
Carga horária: 40h
Esse curso visa promover estudos híbridos sobre metodologias disruptivas, teorias e práticas dos conteúdos matemáticos, com foco nas unidades temáticas e objetos de conhecimento, visando melhorias na formação matemática dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental.
Carga horária: 60h
Formar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização das metodologias ativas como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.
Carga horária: 30h
Trata-se de um espaço reservado para os membros do G-TERCOA/CNPq que visa a consolidação das discussões realizadas durante as reuniões presenciais de estudos, colaborando para o desenvolvimento de forma mais dinâmica e democrática das ideias de todos que compõem o grupo.
O minicurso de Letramento científico consiste na compreensão da relevância dos trabalhos acadêmicos como a sistematização das inquietações das pesquisas científicas. Favorecendo uma aproximação entre os autores, teóricos, leitores e para a comunidade científica. Essa organização inicia com os trabalhos acadêmicos que conhecemos ao adentrarmos nas universidades, seja através de fichamentos, resumos, resenhas e artigos científicos dentre outros. Dessa forma objetiva-se apresentar os trabalhos acadêmicos como pilares de aproximação, organização e embasamento da pesquisa científica de maneira dinâmica e reflexiva.
Apresentar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) como tecnologia de inovação para a aprendizagem de Geometria Espacial
Carga horária: 4h
Apresentar os computadores de placa única, assim como tecnologias de código-fonte abertas e mostrar possibilidades de uso de ferramentas open source na educação.
Carga horária: 4hBuscar facilitar a comunicação e utilização do sistema e a relação professor-aluno. Colaborar com a sistematização de noções básicas do sistema SIGAA.
Carga horária: 4hOrientar desde os meios para obter acesso à ferramenta (Excel), assim como, fornecer uma base introdutória, porém suficiente, das principais funcionalidades do Excel. Para que assim o aluno seja capaz de utilizar a ferramenta de forma prática.
Carga horária: 4hConhecer os diversos tipos de texto utilizados no meio acadêmico. Resumo Científico, Fichamento, Resenha e Artigo.
Carga horária: 4hApresentar a plataforma Lattes aos alunos para que eles efetuem o seu cadastro na plataforma, possam buscar currículos e conscientizando-os da necessidade da sua constante atualização à medida que forem participando efetivamente da vida acadêmica.
Carga horária: 4hEsse curso visa promover estudos híbridos sobre metodologias disruptivas, teorias e práticas dos conteúdos matemáticos, com foco nas unidades temáticas e objetos de conhecimento, visando melhorias na formação matemática dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental.
Carga horária: 60h
Contribuir na formação de professores da rede pública de ensino que atuam na educação básica, voltada para os conhecimentos epistemológico e conceitual acerca das avaliações, das políticas públicas e suas implicações nas práticas pedagógicas dos professores.
Carga horária: 80h
O curso visa propor uma formação continuada de Matemática básica para professores pedagogos, voltada para uma abordagem metodológica dos conhecimentos matemáticos necessários para preencher algumas das lacunas deixadas na formação inicial dos professores que atuam na docência de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, sob a perspectiva da BNCC, da Teoria da Objetivação e da Insubordinação Criativa.
Carga horária: 80h
Este curso tem como objetivo formar professores para o uso da Modelagem Matemática em sala de aula. Disposto em seis módulos, este curso tem como foco a prática docente dos professores para o trabalho com a Modelagem Matemática.
Formar professores de Matemática do Ensino Fundamental para o desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele de alunos com deficiência visual a partir de recursos didáticos na perspectiva do Desenho Pedagógica (DUP) à luz da Sequência Fedathi.
Carga horária: 60 horas
Contribuir para a formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sob a perspectiva dos perfis de aprendizagem, vivenciando a Sequência Fedathi a Teoria da Objetivação, a fim de possibilitar manifestações de insubordinação criativa para a promoção de práticas pedagógicas inovadoras.
Carga horária: 100h
Proporcionar um curso de formação continuada aos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas, direcionado ao letramento matemático, utilizando-se da literatura infantil como instrumento pedagógico nesse processo de compreensão dos conceitos matemáticos e da metodologia de ensino Sequência Fedathi.
Carga horária: 160h
Esse curso visa auxiliar professores na elaboração de práticas pedagógicas para o ensino de Matemática mesclando ferramentas educacionais digitais e materiais concretos.
carga Horária: 120h