A IMPORTÂNCIA DO SOFTWARE EDUCACIONAL PARA APRENDIZAGEM

Autora: Maria Ingredy Barbosa

ID: 0009-0005-4490-839X

 

GRADUADA EM PEDAGOGIA 

Especialista em Tecnologias Aplicadas á Educação

Psicopedagoga

Universidade Federal do Ceará 

Mariingredy2022@gmail.com

 INTRODUÇÃO

Este estudo investiga o impacto do software educacional na melhoria das habilidades de leitura em crianças do Ensino Fundamental, com enfoque na alfabetização, reconhecendo a aprendizagem como um processo social onde a interação desempenha papel central. Destaca-se a relevância da linguagem e dos instrumentos culturais na construção do conhecimento, em consonância com teóricos como Vygotsky, Soares e Kleiman. O software Menino Curioso é analisado como uma ferramenta promissora para promover a alfabetização de forma dinâmica e interativa.  O sujeito da pesquisa é um menino do Ensino Fundamental, anos iniciais, de uma escola municipal. A escolha do software Menino Curioso visa apoiar a alfabetização de maneira dinâmica e interativa. Desenvolvido pelo professor José Antônio Borges (UFRJ), o software possui onze jogos destinados a crianças da pré-escola até o 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal foi analisar o impacto do software Menino Curioso no desenvolvimento das habilidades de leitura em crianças do ensino fundamental. O objetivo específico é investigar como a interação com o software influencia o desenvolvimento das habilidades de decodificação na leitura.

PALAVRAS- CHAVE: Software. Educacional. Letramento.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

Utilizando uma abordagem qualitativa, este estudo emprega pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O estudo de caso foi realizado com uma criança aluna do 2 ano do ensino fundamental, de uma instituição filantrópica envolvendo três sessões individuais de aproximadamente 40 minutos cada, durante as quais a interação da criança com o software foi observada. Utilizou-se a análise textual discursiva (MORAES & GALIAZZI, 2007), os dados foram coletados através da análise textual discursiva dos registros das sessões, explorando categorias emergentes relacionadas à interação com a tecnologia digital e ao desenvolvimento de habilidades de leitura. 

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Segundo SOARES (2003), alfabetização envolve adquirir o domínio do código e habilidades para ler e escrever, enquanto o letramento implica o envolvimento em práticas sociais de leitura e escrita. A aprendizagem formal da leitura ocorre na interação entre colegas e professores, conforme Kleiman (2012), sendo crucial conhecer as crianças ao ingressarem na escola. FERREIRO e TEBEROSK (1999) destacam as relações entre escrita e linguagem oral, observando que a criança chega à escola com conhecimento linguístico. A aprendizagem da leitura e escrita, segundo VYGOSTKY (1998), se desenvolve em interações, requerendo ajuda de adultos ou colegas experientes. Durante as sessões de interação com o software, foram observadas habilidades específicas sendo desenvolvidas em cada jogo. No jogo Letrinhas, a criança associou letras a palavras, demonstrando êxito e motivação. No Quadro de Letras, explorou conhecimento prévio, iniciando habilidades metalinguísticas e vocabulário visual. Ao inventar palavras, revelou insegurança, mas também reconheceu erros, indicando um início de habilidade metalinguística.

 No jogo Inventor, lidou bem com vogais, enquanto no Labirinto enfrentou dificuldades, destacando a influência do desafio no interesse e desempenho. Figurinhas foi o preferido, sobressaindo-se na identificação do signo gráfico. Os jogos proporcionam desafios adequados ao nível de desenvolvimento da criança, incentivando o engajamento e a superação de dificuldades, especialmente na decodificação

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo destaca a eficácia do software Menino Curioso como uma ferramenta educacional para promover a alfabetização e o letramento em crianças do ensino fundamental. Recomenda-se a incorporação de softwares educacionais nas práticas pedagógicas, alinhando os desafios propostos com a Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos. No entanto, são necessárias mais pesquisas para explorar plenamente o potencial dos softwares educacionais na promoção da aprendizagem.

 

REFERÊNCIAS

FERREIRO, E. & TEBEROSkY A.  Psicogênese  da língua escrita. Porto Alegre: Artmed. 1999

KlEIMAN, A. Oficina de leitura – teoria e prática. (14a ed.). São Paulo: Ponte. 2012

MORAES, R. & GALIAZZI M. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí. 2007

SOARES, M.  Letramento e Escolarização. In: Ribeiro, V.M. (Org.), Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF.  São Paulo: Global. (pp. 89-113). 2003

VYGOSTKY, L. S. Pensamento e Linguagem.  (2a ed.). São Paulo: Martins Fontes 1998

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