Sobre a Revista

A Revista para a Inovação Pedagógica: Educação, Docência, Experiências e Saberes (RIPEDES), em sua 2ª geração, surge como produto do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/FACED/UFC). Inicialmente, com o mesmo nome, a Revista nascia no âmbito do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA/UFC). Nas linhas da Ripedes, vislumbrava-se um espaço de socialização de perspectivas teóricas e práticas do campo da formação, ampliando a concepção da Formação continuada para o desenvolvimento profissional do professor, reiterando a Formação docente como processo permanente, constituída por fases, partindo desde experiências prévias de ensino como estudante universitário até a Formação contínua e continuada, agora como docente. Hoje, concebe-se a Ripedes como um instrumento para fomentar a leitura, a pesquisa, a reflexão, as boas práticas dentro e fora da sala de aula, bem como a aprendizagem transformadora dos discentes. A Revista Ripedes continua com a concepção de que a Formação docente deve impactar no projeto educacional das Instituições de Ensino Superior (IES), provocando mudanças constantes no âmbito dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e investindo no tripé da Universidade: pesquisa, ensino e extensão, visando ao desenvolvimento do perfil do bom professor que atua no século XXI. O educador, para tanto, deve ser detentor de uma série de competências trabalhadas desde o início da sua formação que privilegiem práticas pedagógicas inovadoras e disruptivas, que assinalem para o uso das tecnologias digitais e das metodologias ativas, visando à ampliação das suas potencialidades como curador e designer da aprendizagem. Espera-se que a Formação docente consolide essas competências, reveja algumas práticas, amplie as habilidades de forma inter e transdisciplinar, buscando a valorização do conhecimento do docente como demanda importante que requer o repensar dos processos educacionais. Assim, este espaço visa refletir e discutir sobre as temáticas da educação, em especial as temáticas sobre currículo, avaliação, metodologias, teorias, tecnologias digitais, políticas públicas, formação docente, à luz da pesquisa, do ensino e da extensão.