02 de Abril – DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – TEA
Mais INFORMAÇÃO, Menos PRECONCEITO!

Desde 2007 o Dia de Conscientização sobre o Autismo foi estabelecido e vem se consolidando com o objetivo de informar a população e assim minimizar a discriminação e preconceito que existem e prejudicam as pessoas afetadas por este transtorno do neurodesenvolvimento.

A conscientização busca o despertamento para a responsabilidade dos agentes do poder público e das pessoas em geral, sobre a necessidade da elaboração e implementação de políticas públicas de educação e saúde, bem como, sobre ações de acolhimento que favoreçam uma melhor qualidade de vida das pessoas com autismo e suas famílias.

Conforme a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, uma pessoa com Autismo possui características específicas. Esta lei caracteriza o autismo como uma deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação social, marcada por deficiência na comunicação verbal e não verbal; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento.

A referida lei ainda assevera que o autismo é também caracterizado por padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.

É importante dirimir o preconceito, informar e dizer que o autismo não é uma doença, nenhuma pessoa com autismo é igual a outra, embora existam características comuns que as identificam. O Autismo é uma condição, um jeito de ser, não é uma doença e por não ser, a ciência afirma ainda não tem cura.

A pessoa com TEA precisa contar com o apoio de terapias e tratamentos com equipe multidisciplinar que devem ser iniciados tão logo seja realizado o diagnóstico. A abordagem multidisciplinar envolve a intervenção de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores.

Embora algumas pessoas com TEA possam viver de forma independente, existem outras com significativas carências que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. Acompanhamento pedagógico e terapias adequadas, bem como o treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida de pessoas com TEA.

                                                            Profª Dra Débora Lucia Lima Leite Mendes

Pedagoga, doutora e mestre em educação. Especialista em Psicopedagogia,

pesquisadora na área de Autismo. Professora Associada do

Departamento de Fundamentos da Educação – FACED/UFC.

Fundadora do Projeto Caminho do Bem.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 dez. 1996.

­­­­­­­­­­­______. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos de Pessoas com autismo do Espectro Autista. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em 01 de set. de 2021.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994.

BARACK, J. (v. 60 – nº. 2-A Junho/2002). Debate And Argument: Clarifying devlopmental issues in the study of autism J. Child Psychiatry. Arquivo de neuro-psiquiatria. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/41949/distincao-deficiencia-mental-e-o-autismo. Acesso dia 05 de set. de 2018.

FRAGA, Ensino de habilidades emocionais para pessoas autistas. Maringá. 2009. disponível em:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portal/pde/arquivos/pdf. acesso em  05 de set. de 2022.

4 Comments on “02 de Abril – DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

  1. Olá profa. Débora, quero parabenizá-la pelo belíssimo texto e por ser defensora de um tema tão importante para toda sociedade. Forte abraço da equipe PAAP UFC.

  2. Olá, Profa. Dra. Débora! Parabéns pelo seu Projeto com pessoas que consideramos tão especiais! Eu sou Pai de um filho com TEA e vivenciamos diariamente todas essas características que você descreveu sobre o TEA. Parabéns mais uma vez!

  3. Que interessante! Parabéns pelo excelente texto, professora Débora! E parabéns ao PAAP por mais essa iniciativa! E, por falar em acessibilidade na educação, vocês já conhecem o CIS da Casa de Cultura Britânica? O CIS é o Curso de Inglês para Surdos! Convidamos todos para conhecerem! ❤️

  4. Profª Débora, Te parabenizo pelo texto interessante. Em adição parabenizo o PAAP pela escolha do texto da Profª pera a publicar.

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