Pensamento Geométrico na Perspectiva de Van Hiele: Vivências Fedathianas no 9° Ano do Ensino Fundamental

Vivências Fedathianas no 9° Ano do Ensino Fundamental

Autores

Resumo

O estudo apresenta as contribuições de uma oficina pedagógica de Geometria, fundamentada segundo a metodologia Sequência Fedathi (SF), para o desenvolvimento do Pensamento Geométrico. Objetiva-se analisar como a combinação da SF com a Realidade Aumentada (RA) favorece a compreensão de conceitos geométricos por meio de diferentes representações de visualização. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando observação da prática durante a vivência da Sessão Didática (SD), registros em caderno de campo, gravações e questionários. A SD, conceito inerente à SF, contempla a organização didática antes, durante e depois da sala de aula. Como ferramenta pedagógica, utilizou-se a RA através do aplicativo Sólidos RA, facilitando a compreensão de figuras espaciais. A estruturação da SD considerou a identificação e análise do ambiente, bem como a análise teórica, envolvendo objetivos, conteúdo, conhecimentos prévios dos estudantese necessidades docentes. A pesquisa foi realizada com oito estudantesdo 9º ano de uma escola municipal de Fortaleza. Como resultados, os estudantes desenvolveram habilidades para identificar arestas, vértices e faces, além da compreensão das planificações das figuras espaciais, alcançando o segundo nível do Pensamento Geométrico de Van Hiele, a ordenação ou dedução informal, promovendo uma postura investigativa diante dos conceitos geométricos.

Biografia do Autor

Marcília Cavalcante Viana, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA – UFC). Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza, Ceará (SME). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/CNPq-UFC).

Elmar da Silva Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Graduado em licenciatura em Matemática pela UECE. Mestrando do ENCIMA- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática- UFC, Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Fortaleza (SME).

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ). Coordenadora da formação presencial e on-line de professores da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, por meio do grupo de estudos (GTERCOA/CNPq-UFC), via cursos de extensão na UFC.

Downloads

Publicado

2025-07-27