Pensamento Geométrico na Perspectiva de Van Hiele: Vivências Fedathianas no 9° Ano do Ensino Fundamental
Vivências Fedathianas no 9° Ano do Ensino Fundamental
Resumo
O estudo apresenta as contribuições de uma oficina pedagógica de Geometria, fundamentada segundo a metodologia Sequência Fedathi (SF), para o desenvolvimento do Pensamento Geométrico. Objetiva-se analisar como a combinação da SF com a Realidade Aumentada (RA) favorece a compreensão de conceitos geométricos por meio de diferentes representações de visualização. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando observação da prática durante a vivência da Sessão Didática (SD), registros em caderno de campo, gravações e questionários. A SD, conceito inerente à SF, contempla a organização didática antes, durante e depois da sala de aula. Como ferramenta pedagógica, utilizou-se a RA através do aplicativo Sólidos RA, facilitando a compreensão de figuras espaciais. A estruturação da SD considerou a identificação e análise do ambiente, bem como a análise teórica, envolvendo objetivos, conteúdo, conhecimentos prévios dos estudantese necessidades docentes. A pesquisa foi realizada com oito estudantesdo 9º ano de uma escola municipal de Fortaleza. Como resultados, os estudantes desenvolveram habilidades para identificar arestas, vértices e faces, além da compreensão das planificações das figuras espaciais, alcançando o segundo nível do Pensamento Geométrico de Van Hiele, a ordenação ou dedução informal, promovendo uma postura investigativa diante dos conceitos geométricos.