O Curso de Extensão como espaço formativo: vivências com a metodologia Sequência Fedathi na mudança da prática pedagógica
Palavras-chave:
Sequência fedathi, prática docente, Curso de Extensão, Sessão Didática, Formação de professoresResumo
O Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem direciona as pesquisas para o ensino da Matemática, realizando estudos sobre a Sequência Fedathi (SF), além de promover eventos, como o curso de extensão “Formação de professores sob a perspectiva dos perfis de aprendizagem: uma vivência com a Sequência Fedathi e a Teoria da Objetivação”. Para averiguar as possíveis contribuições da SF, surge uma questão norteadora: como a vivência com metodologia SF, no curso de extensão, pode contribuir para as reflexões sobre a mudança da prática do pedagogo que ensina matemática? Objetivamos analisar as contribuições da metodologia SF, vivenciada no curso de extensão, para as reflexões sobre a mudança da prática do pedagogo que ensina matemática. O referencial teórico se pautou em explorar as fases da SF, a saber: Tomada de Posição, Maturação, Solução e Prova. Quanto à abordagem do problema é qualitativa, de natureza básica, do tipo participante. Como procedimento de coleta de dados, o questionário eletrônico foi enviado para os cursistas, no ambiente virtual de aprendizagem. As análises dos dados se pautaram na Sequência Fedathi como análise de dados (SFMAD) e os sujeitos da pesquisa foram 3 pedagogos. Como resultados, observamos a importância da troca de experiências. Concluímos que a SF propõe um envolvimento entre professores e alunos e mudanças na prática de sala de aula.
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- 2025-07-27 (2)
- 2025-07-27 (1)