Sequência Fedathi e operações matemáticas na formação inicial do pedagogo

uma revisão de literatura

Autores

  • Samara Sales Frazão UFC
  • Liane Garcia Pinheiro Lemos Universidade Federal do Ceará
  • Maria José Costa dos Santos

Palavras-chave:

anos iniciais, matemática, pedagogo, postura docente

Resumo

A matemática é frequentemente vista como difícil e comumente gera desinteresse e baixo desempenho dos estudantes. Não obstante, a formação docente tem papel central nesse cenário, pois déficits na graduação dos pedagogos afetam o ensino da disciplina nos anos iniciais. A Sequência Fedathi (SF) surge como alternativa ao ensino tradicional, estimulando o raciocínio crítico e a resolução de problemas por meio de quatro fases: Tomada de Posição, Maturação, Solução e Prova. Este estudo objetiva investigar a SF como estratégia metodológica na formação inicial para o ensino da adição e da subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando a revisão de literatura a partir de pesquisas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A análise dos textos selecionados confirma deficiências na formação inicial dos professores e revela a escassez de estudos sobre a SF no ensino de operações matemáticas, na formação inicial do pedagogo. Os achados da pesquisa evidenciam que a SF pode modificar a postura docente e promover novas perspectivas pedagógicas, rompendo com o modelo tradicional, centrado no condicionamento e na repetição mecânica. Considera-se a relevância da pesquisa realizada, uma vez que apontou lacunas na temática investigada e assim destaca a necessidade de pesquisas futuras.

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Publicado

2025-07-27