Sequência Fedathi e operações matemáticas na formação inicial do pedagogo
uma revisão de literatura
Palavras-chave:
anos iniciais, matemática, pedagogo, postura docenteResumo
A matemática é frequentemente vista como difícil e comumente gera desinteresse e baixo desempenho dos estudantes. Não obstante, a formação docente tem papel central nesse cenário, pois déficits na graduação dos pedagogos afetam o ensino da disciplina nos anos iniciais. A Sequência Fedathi (SF) surge como alternativa ao ensino tradicional, estimulando o raciocínio crítico e a resolução de problemas por meio de quatro fases: Tomada de Posição, Maturação, Solução e Prova. Este estudo objetiva investigar a SF como estratégia metodológica na formação inicial para o ensino da adição e da subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando a revisão de literatura a partir de pesquisas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A análise dos textos selecionados confirma deficiências na formação inicial dos professores e revela a escassez de estudos sobre a SF no ensino de operações matemáticas, na formação inicial do pedagogo. Os achados da pesquisa evidenciam que a SF pode modificar a postura docente e promover novas perspectivas pedagógicas, rompendo com o modelo tradicional, centrado no condicionamento e na repetição mecânica. Considera-se a relevância da pesquisa realizada, uma vez que apontou lacunas na temática investigada e assim destaca a necessidade de pesquisas futuras.