SEQUÊNCIA FEDATHI E METODOLOGIA DE ANÁLISE

Eliziete Nascimento de Menezes

Doutoranda e mestra em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora (SME/Fortaleza), integrante do Grupo de Pesquisa G-TERCOA/CNPq, Fortaleza, Ceará. E-mail: eliziete30@gmail.com.

Kelly Cristina Vaz de Carvalho Marques

Doutoranda e mestra em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora na UFDPAR integrante do Grupo de Pesquisa G-TERCOA/CNPq, Fortaleza, Ceará. E-mail: kellyvaz@ufdpar.edu.br.

Maria José Costa dos Santos

Professora associada Faced/UFC. Doutora em educação pela UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – GTERCOA/UFC/CNPq. E-mail: mazzesantos@ufc.br.

O estudo aborda o uso da Sequência Fedathi, doravante SF, como metodologia de análise de dados em pesquisa. A SF é uma metodologia estruturada em quatro fases, a saber, Tomada de posição, Maturação, Solução e Prova.

A metodologia SF é utilizada em ações do grupo GTERCOA em cursos de extensão e formação de professores (Santos, 2022), sendo objeto de estudo de pesquisas desenvolvidas por seus membros em nível de pós-graduação. Também na sala de aula entre docentes de diversas áreas. Contudo, observa-se que a SF pode oferecer outras possibilidades de uso, por exemplo, como metodologia de análise de dados. Diante disso, tem-se a questão: a SF pode ser utilizada como metodologia de análise de dados? Para responder a este questionamento traçou-se como objetivo apresentar a SF como metodologia de análise de dados em pesquisa.

Quadro 1 – Relação das fases da Sequência Fedathi com as etapas da análise de conteúdo

FASESEQUÊNCIA FEDATHIETAPAS DE ANÁLISEDESCRIÇÃO DA ETAPA DE PESQUISA
1TOMADA DE POSIÇÃO (SF)CURADORIA DOS DADOS Fase inicial da pesquisa: coleta de dados e curadoria
2MATURAÇÃO (SF)ESCRUTINAÇÃODefinição das categorias de análise a partir da ponderação dos dados coletados
3SOLUÇÃO (SF)INTERPRETAÇÃO Triangulação e confrontamento dos dados categorizados na fase anterior
4PROVA (SF)ANÁLISES DOS RESULTADOSReflexão sobre os resultados com base no referencial teórico buscando responder às questões de pesquisa

Fonte: Elaboração própria (2024)

Conforme é observado no quadro, assim como a SF, as etapas de análise acontecem a partir de quatro fases e são descritas como Curadoria dos dados, Escrutinação, Interpretação e Análises dos resultados.

A SF traz em sua primeira fase a Tomada de posição e nela o professor apresenta o problema. O aluno é instigado a pensar como um matemático. Assim, a Curadoria dos dados se constitui como primeira fase da análise onde ocorre a coleta de dados no locus de pesquisa e seleção do que será relevante entre os achados.

A segunda fase da SF é a Maturação. Nela, o docente instiga o aluno quanto ao levantamento de hipóteses sobre o assunto. De igual modo, a segunda fase da análise é denominada Escrutinação, por ser o momento do debruçamento do pesquisador sobre os dados já selecionados. Assim como na SF o debruçamento no Português ou debrouiller no Francês sugere o ato de debruçar-se, demonstrando profundo trabalho de reflexão sobre os dados e criação das categorias de análise.

A terceira fase da SF é a Solução e implica dizer que os alunos apresentam o percurso trilhado para alcançar hipóteses através de demonstrações (Soares, 2018). Seguindo a analogia a fase três da análise é nomeada de Interpretação e, como o nome sugere, é a fase de interpretar dados já categorizados na fase anterior.

A quarta fase é a Prova, isto é, o momento da formalização dos conhecimentos (Soares, 2018). O docente valida acertos e faz generalizações, a fim de que a solução encontrada seja aplicada em outras situações. Nesta direção, a última fase denominada Análise dos resultados é a etapa de refletir sobre os dados a partir do referencial teórico no sentido de responder aos objetivos da pesquisa.

Considera-se que a SF e suas fases apresenta-se como uma opção metodológica a mais para o processo de análise de dados, trazendo contribuições para as pesquisas e para a comunidade acadêmica.

Referências:

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo; tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

SANTOS, Maria José Costa dos. Ensino de matemática: discussões teóricas e experiências formativas exitosas para professores do Ensino Fundamental / Maria José Costa dos Santos – Curitiba : CRV, 2022. 148 p. (Coleção Publicações GTERCOA, v. 3).

SOARES, Raianny Lima. Sessão didática. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org.). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018.