Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-03-02. Leia a versão mais recente.

A Vulnerabilidade Social e a Vulnerabilidade Educacional: evasão escolar e baixos índices de aprendizagem dos estudantes Ensino Fundamental

Autores

  • Margarida Teixeira de Castro
  • Maria José Costa dos Santos

Palavras-chave:

Vulnerabilidade social, Evasão escolar, Baixa aprendizagem

Resumo

O texto aborda a relação entre vulnerabilidade social e dificuldades de aprendizagem, evasão escolar e analfabetismo no Brasil, destacando como problemas familiares, socioeconômicos e emocionais impactam negativamente o desempenho educacional, especialmente em escolas públicas. Por meio de uma revisão bibliográfica, identifica-se que fatores como pobreza extrema, violência, negligência e pressão socioeconômica comprometem o desenvolvimento cognitivo, desestimulam a permanência escolar e perpetuam o ciclo da pobreza. A pesquisa aponta que os desafios enfrentados por docentes incluem lidar com alunos em situações de vulnerabilidade, cujas realidades são frequentemente desconhecidas pelos professores, agravando o distanciamento entre escola e estudante. O estudo conclui que abordar a vulnerabilidade social é fundamental para melhorar a educação e romper esse ciclo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Downloads

Publicado

2025-01-17 — Atualizado em 2025-03-02

Versões

Como Citar

TEIXEIRA DE CASTRO, Margarida; COSTA DOS SANTOS, Maria José. A Vulnerabilidade Social e a Vulnerabilidade Educacional: evasão escolar e baixos índices de aprendizagem dos estudantes Ensino Fundamental. Revista para a Inovação Pedagógica: Educação, Docência, Experiências e Saberes, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. Disponível em: https://sistemas.gtercoa.ufc.br/revista/index.php/ripedes/article/view/3. Acesso em: 18 jan. 2026.

Artigos Semelhantes

1-10 de 20

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.