Competências Socioemocionais e seu reflexo no ensino de Matemática
Palavras-chave:
competências socioemocionais, ensino da matemática, ludicidadeResumo
Este artigo aborda a relevância da associação entre métodos lúdicos e os aspectos socioemocionais no ensino da Matemática, com propósito de promover uma aprendizagem mais autônoma e significativa. A metodologia baseia-se em um relato de experiência, que surgiu através de uma vivência em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, composta por seis crianças, de um Colégio particular, localizado no município de Caucaia-CE. Objetivou analisar as contribuições da ludicidade e dos aspectos socioemocionais no ensino-aprendizagem de matemática, que vinha sendo um desafio para as crianças dessa turma, ocasionando nessas crianças sentimentos de desmotivação e frustração. Dessa forma, foi trabalhada uma oficina de jogos matemáticos, considerando-se trabalhar os aspectos socioemocionais como também a ludicidade. Os resultados dessa experiência evidenciaram a importância dos elementos emocionais, e também, a necessidade de implementar práticas e elementos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3.ª versão. Brasília: Ministério da Educação. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 31 de jan de 2025.
BLUMENTAL, Gladis. Educação Matemática, Inteligência e Afetividade. Educação Matemática em Revista, ano 9, n.12, p.30-34, jun.2002.
CHACÓN, Inés Mª Gómez. Matemática Emocional: os afetos na aprendizagem matemática. Porto Alegre: Artmed. 2003.
ECKHARDT, Carmen Avani. Matemática: do mal-estar docente ao prazer de aprendê-la e ensiná-la. Educação Matemática em Revista, RS, ano III, n.3, p.43-58, out. 2001.
LAKATOS, E. M. MARCONI, M. A. Fundamentos do trabalho científico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 13 out. 2024.