ENSINO DE MATEMÁTICA: DISCUSSÕES TEÓRICAS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EXITOSAS PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL- RESENHA

Autores

Resumo

A resenha do livro "Ensino de Matemática: Discussões Teóricas e Experiências Formativas Exitosas para Professores do Ensino Fundamental" de Maria José Costa dos Santos, escrita por Renata Sorah de Sousa e Silva, aborda a complexidade e o fascínio da matemática, desafiando a prática pedagógica dos professores. A autora enfatiza a necessidade de os educadores se tornarem designers da aprendizagem e curadores de conteúdo, indo além da mera transmissão de informações. O livro destaca a importância da práxis na atividade docente e apresenta a Sequência Fedathi (SF), uma metodologia de ensino que visa mudar a postura do docente, colocando o aluno em situação de aprendizagem. Discute as políticas públicas para o ensino de Matemática, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e seus impactos na formação docente e na avaliação. A obra apresenta a Teoria da Objetivação (TO), que se preocupa com a relação entre professor e estudante, e defende uma aprendizagem colaborativa pautada na ética comunitária e no labor conjunto. Discute também o conceito de Insubordinação Criativa, que se refere à capacidade de os professores questionarem os modelos preestabelecidos e inovarem em suas práticas pedagógicas. Os pontos altos do livro incluem a defesa de um currículo de matemática dinâmico, flexível e contextualizado, a importância da formação continuada dos professores de matemática e a proposta de uma avaliação formativa. Em considerações finais, a obra é considerada relevante para professores, pesquisadores e estudantes de Pedagogia que se interessam pelo ensino da Matemática, oferecendo reflexões teóricas e metodológicas importantes, além de apresentar experiências formativas exitosas.

Biografia do Autor

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-Doutora em Educação (UERJ); Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/ufc)

Downloads

Publicado

2025-07-27 — Atualizado em 2025-07-27

Versões