A SEQUÊNCIA FEDATHI NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFC

MAPEAMENTO DE TESES (2020-2024)

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Sequência Fedathi, Repositório da UFC

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as teses sobre a metodologia Sequência Fedathi (SF) e suas áreas de conhecimento no Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma vez que essa base de dados pertence à instituição onde o método foi criado. A metodologia foi do tipo pesquisa de revisão bibliográfica, a partir de um mapeamento de teses sobre a SF no período de 2020 a 2024. A revisão identificou 12 trabalhos que exploram contextos diversos, destacando sua importância na mudança de postura docente. As teses abordam temas como a formação de professores de matemática, inclusão, uso de tecnologias digitais e modelagem matemática. Os resultados indicam que a SF não apenas promove uma aprendizagem mais ativa e significativa, mas também se adapta a diferentes públicos e contextos educacionais, consolidando-se como uma metodologia relevante no cenário educacional contemporâneo. 

Biografia do Autor

Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza, Ceará (SME). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/CNPq-UFC)

Maria José Costa dos Santos , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ). Coordenadora da formação presencial e on-line de professores da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, por meio do grupo de estudos (GTERCOA/CNPq-UFC), via cursos de extensão na UFC. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

2025-07-27