BERNSTEIN: 100 ANOS - A ESTRUTURAÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO: CLASSE, CÓDIGO E CONTROLE

Autores

  • Renata Sorah de Sousa e Silva
  • Maria José Costa dos Santos

Resumo

O texto analisa a obra de Bernstein, que investiga a relação entre pedagogia, códigos sociais e desigualdades educacionais. O autor critica a desumanização do discurso pedagógico, destacando como os códigos, definidos como reguladores das experiências e práticas sociais, são moldados por classes sociais e determinam a orientação cognitiva, identidades e práticas dos indivíduos. Bernstein propõe um modelo teórico que distingue pedagogias visíveis e invisíveis, reguladas por regras hierárquicas, de sequenciamento e criteriais, e que afetam a transmissão e aquisição de conhecimento. A pedagogia visível enfatiza desempenho e estratificação social, enquanto a invisível valoriza processos internos e singularidade individual. Bernstein também explora como relações sociais influenciam o significado, a linguagem e a comunicação, legitimando diferenças de classe e perpetuando desigualdades no sistema educacional.

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Publicado

2025-01-17 — Atualizado em 2025-03-02

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