Dos PCNs à BNCC
As Mudanças no Ensino de Matemática e o Letramento Matemático nos Anos Iniciais
Resumo
: A transição dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe mudanças para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais, influenciando as práticas pedagógicas para o desenvolvimento do Letramento Matemático. Este estudo tem como objetivo analisar as mudanças da transição dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para o desenvolvimento do Letramento Matemático e suas implicações para a prática docente. A metodologia adotada foi a pesquisa documental, baseada na análise comparativa dos PCNs (1997) e da BNCC (2017). Os resultados indicam que a BNCC enfatiza competências matemáticas fundamentais, como raciocínio lógico, argumentação e interpretação de dados, alinhando-se a avaliações internacionais como o PISA. Além disso, a estrutura curricular atual fortalece a aplicação da matemática no cotidiano e incentiva práticas avaliativas diversificadas. Conclui-se que, embora a BNCC promova avanços na sistematização do ensino, desafios ainda persistem na formação docente e na adaptação das práticas pedagógicas.
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