Desafiando a Matemática: O Jogo de Damas com Números Inteiros à Luz da Sequência Fedathi.
Palavras-chave:
Números Inteiros, Soma e Subtração, Jogo de Damas, Sequência FedathiResumo
A utilização de jogos matemáticos como recurso didático tem se mostrado uma estratégia que contribui para a aprendizagem dos estudantes, especialmente no ensino de operações com números inteiros. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017), enfatiza que o ensino de matemática deve ocorrer de maneira dinâmica e contextualizada, explorando múltiplas estratégias, incluindo atividades lúdicas e desafiadoras. Deste modo o presente estudo constitui um relato de experiência, desenvolvido em uma escola da rede municipal de Fortaleza - Ceará, objetiva-se analisar o potencial do uso de jogos matemáticos para o ensino de operações com números inteiros sua contribuição para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da argumentação matemática alinhado com a BNCC. A ideia, pensada por dois estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, Anos Finais justifica-se pela prática por meio de jogo de dama os conhecimentos sobre soma e subtração de números inteiros. Motivados pela seguinte questão: "Que tal apresentar um jogo com conteúdo que aprendemos este ano?". Neste contexto, os alunos demonstram que, embora algumas regras básicas do jogo de dama sejam mantidas, as peças são formadas por números inteiros de -20 a +20, escolhidos pelo próprio jogador, sendo seis positivas e seis negativas. No entanto, a inovação do jogo reside no fato de que o vencedor é aquele que obtiver a maior pontuação ao final de cada partida. Nesta perspectiva, os alunos incorporaram o conjunto dos números inteiros como estratégia para desenvolver o ensino da matemática, especialmente no que se refere a operações com números inteiros. O jogo não apenas desafia os participantes a aplicar seus conhecimentos matemáticos, mas também torna a aprendizagem mais envolvente e dinâmica. Essa abordagem lúdica facilita a compreensão das operações aritméticas, incentivando os alunos a praticarem de forma divertida e competitiva. Além disso, ao incorporar elementos do sorteio e da estratégia, o jogo promove habilidades de pensamento crítico e tomada de decisão, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos. Em suma, este projeto demonstra uma maneira criativa e eficaz de integrar a matemática ao cotidiano dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e prazeroso
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2025.
CLUBE DE MATEMÁTICA. PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência; IFFA – Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete. Disponível em: http://iffmauricio.pbworks.com/w/file/fetch/70501084/N%C3%BAmeros%20Inteiros%20com%20Dama%20Simples%20regra.pdf.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos do trabalho científico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 13 dez. 2024.
SANTOS, Leonardo Silva; SILVA, Patrícia de Medeiros. O JOGO “DAMA DE SINAIS” COMO UMA ALTERNATIVA DE ESTUDO DAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM NÚMEROS INTEIROS. II CONEDU. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2015/TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID6325_15082015101606.pdf.
SANTOS, Maria José Costa dos. Ensino de matemática: discussões teóricas e experiências formativas exitosas para professores do Ensino Fundamental. Curitiba: CRV, 2022