AVALIAÇAO POR COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E AS METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Palavras-chave:
avaliação da aprendizagem, avaliação por competências, ensino de ciênciasResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar estudos que relacionem a Avaliação da Aprendizagem, Avaliação por Competências e Ensino de Ciências. Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), na qual foram analisados estudos publicados entre 2014 a 2024 em bases de dados como Google Acadêmico, Scielo e Periódicos Capes. Também foram aplicados os operadores booleanos AND e AND para deixar as buscas mais restritas. Após as buscas, foram identificados 29 artigos nas bases de dados. Durante o processo de filtragem com base nos critérios de inclusão e critérios de exclusão estabelecidos, resultou estudos\pesquisas. Os resultados dos estudos encontrados, mostraram a importância da Avaliação por Competências, visto que a sua aplicação se mostrou eficiente durante todo o processo avaliativo e que é possível avaliar alunos da Educação Básica e alunos do Ensino Superior. Esta pesquisa ressalta a importância de uma avaliação por competências, na qual o aluno é avaliado por completo, sendo capaz de enfrentar os desafios do mundo e ter a capacidade de desferir o conhecimento adquirido para contribuir com a solução do problema
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, abr. 2017.
KITCHENHAM, B.; CARTAS, S. Diretrizes para realizar revisões sistemáticas de literatura em engenharia de software (versão 2.3). Relatório técnico, Grupo de Engenharia de Software, Escola de Ciência da Computação e Matemática, Universidade Keele e Universidade de Durham. Reino Unido, 2007.
Do Prado, R. A., Do Prado, M. L. & Reibnitz, K. S. (2012). Desvelando o significado da avaliação no ensino por competência para enfermeiros educadores. Rev. Eletrônica de Enfermagem, v. 14, n. 1, p. 112-21, 2012. Disponível em: https://www.fen.ufg.br/revista/v14/n1/pdf/v14n1a13.pdf Acesso em: 13 mar. 2020.
Pereira, A. S., et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_MetodologiaPesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 13 mar. 2020.
Perrenoud, P. (1999). Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed, 96 p.
Volpato, V. C.; Aguiar, J. A. & Dos Reis, J. M. C. (2017). A construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais: contribuições de uma oficina temática sobre investigação criminal. Actio: Docência em Ciências, 2(3). doi: 10.3895/actio. v2n3.6863
Zabala, A & Arnau, L. (2010). Como aprender e ensinar competências. Tradução de Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 197 p., 2010.
Zabala, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998, 224 p.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito e Desafio: uma perspectiva construtivista, 12 ed. Porto Alegre: Educação e realidade, 1993.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005.